Blog

08Out

A importância da periodização do treinamento no Pilates

A importância da periodização do treinamento no Pilates



A primeira pergunta que surge quando abordamos esse assunto é “O que é Periodização?”.

 

Como o próprio nome diz, periodização é o simples fato de separar e organizar as sessões de treinamento em períodos. Dessa maneira, ganha-se um tempo maior em relação à quantidade de alunos, melhorando a qualidade das sessões de Pilates e organizando, de forma sistemática, as aulas. Dessa maneira, aulas sem objetivos definidos são evitadas, pois, em algumas situações, os alunos recebem sessões de Pilates sem nenhum objetivo concreto e a periodização é a ferramenta principal para auxiliar na estruturação dessas aulas.

 

Estipular quais os testes e avaliações aplicar nos alunos/pacientes, para que os resultados comecem com a organização e os objetivos de cada um, também são mais do que necessários.

 

Quem aqui realiza teste cardiorrespiratório em seus alunos de Pilates? É importante? Ajudará a definir a quantidade de calorias que ele irá perder em uma aula, três meses ou um ano? É importante saber e estipular em quanto tempo o aluno apresenta adaptações fisiológicas concretas em relação à força? Se o Pilates é treinamento, é extremamente importante saber estipular um prazo para que isso ocorra da maneira mais rápida possível.

 

Enfim, a periodização de treinamento ajudará a realizar treinos realmente científicos. Sair um pouco do lado empírico para aprofundar os conceitos reais das melhoras das valências físicas.

 

Prof. Esp. Leandro Bernardo

CREF/RS 5882

 

DATA: 08 DE Outubro DE 2014 / CATEGORIA: Artigo

VOLTAR

© 2015-2016 pilatesavancado.com.br. Todos os direitos reservados.

Powered by Eduardo Bibiano.