Blog

21Out

7 perguntas que todo dono de estúdio de Pilates deve se fazer para obter sucesso no negócio

7 perguntas que todo dono de estúdio de Pilates deve se fazer para obter sucesso no negócio



Qual a missão, visão e valores do meu studio?
A definição destes itens é imprescindível para o sucesso em qualquer negócio. A falta de clareza do que realmente é o nosso papel dentro de um negócio impossibilita mensurar nossos resultados adequadamente e obter o sucesso desejado.

 

Qual foi a motivação para abertura do meu studio de Pilates? 
Se a resposta foi somente porque gosto muito de praticar Pilates, e por conta disso decidi abrir um studio, é melhor prestar muita atenção nos resultados do seu negócio. Muitas empresas não conseguem sobreviver e declaram falência devido à falta de experiência do gestor, que compromete a administração do negócio implantado, e porque o proprietário confunde gostar de praticar Pilates, por exemplo, com a necessidade de abrir um negócio voltado para a saúde e o bem-estar.

 

Tenho perfil e gosto de ser o gestor do meu negócio?
É comum as pessoas decidirem abrir um studio de Pilates pela afinidade técnica e os resultados do método, e não se preocupam se possuem afinidade e experiência em gestão de negócios. Afinal, de nada adianta querer abrir um studio se você não possui nenhuma experiência e afinidade em gestão e não alcançar o sucesso desejado no negócio. O ideal é buscar por uma formação na área de gerenciamento e entender muito bem o ramo de atividade em que deseja atuar e planejar todas as etapas da implantação. Caso não possua o perfil e o interesse em buscar esta formação em gestão a opção é selecionar um profissional para assumir a gestão do studio. Você não deve interferir no gerenciamento do negócio, mas concentrar-se nas questões técnicas que envolvem o método Pilates.

Como enxergo os desafios e os riscos do negócio?
Sabemos que todos os negócios são submetidos a riscos do mercado e que temos altos e baixos até a consolidação da empresa, e para obtermos o sucesso devemos encarar os desafios diários como um fator de motivação que propicia o crescimento. 

 

Como lido com as finanças do meu studio?
A primeira ação para manter a saúde financeira de qualquer negócio é separar as finanças pessoais dos sócios das finanças da empresa. Muitos proprietários comprometem os resultados do studio por não conseguir uma disciplina financeira e gastam sem nenhum controle e planejamento. Manter um controle do fluxo de caixa (receitas e despesas) com um planejamento financeiro que guia os passos do studio, apontando até quando avançar ou recuar nas ações é essencial para a saúde financeira do negócio. 

Tenho facilidades para tomar decisões e resolver conflitos?
A tomada de decisões é fundamental para o funcionamento da empresa, e os proprietários evitarem a postergação das indecisões e estar preparado para estas decisões que podem ser positivas ou negativas, mas terá maior probabilidade de acerto quando usar como critérios a missão, visão e valores da empresa. Deve-se estar preparado para encontros, situações tranquilas e outras mais turbulentas. Por conta disso, é fundamental ter certo “jogo de cintura” para lidar com pessoas de personalidades diversas.

 

Estou preparado para tomar decisões?
A indecisão tem que passar longe do perfil de um empresário. Caso tome alguma decisão que não tenha sido favorável para a empresa, é importante ter capacidade de reconhecer e seguir em frente sem ressentimentos.

 

Wellington Valeriano | Fisioterapeuta | Proprietário do studio WP Pilates em São Paulo (SP)

DATA: 21 DE Outubro DE 2015 / CATEGORIA:

VOLTAR

© 2015-2016 pilatesavancado.com.br. Todos os direitos reservados.

Powered by Eduardo Bibiano.