Blog

13Jul

Segundo trimestre da gestação com disposição?

Segundo trimestre da gestação com disposição?



No segundo trimestre, a gestante já não sente mais os enjoos e desconfortos do início da gestação, portanto está bem disposta para a prática de exercícios. E, neste momento, as aulas de Pilates conseguem ficar ainda mais dinâmicas, e com uma maior variedade de exercícios.

 

Se essa aluna já estava praticando desde o primeiro trimestre, com certeza será ainda mais tranquilo a execução dos movimentos e princípios, porém o mais comum é a gestante chegar para o Pilates, a partir desse trimestre, sedentária, que não praticava nenhuma atividade física anteriormente. 

 

Sendo assim, os nossos cuidados serão ainda maiores, pois não devemos avançar muito com os exercícios para que não exceda o nível de atividade dela antes da gestação. A partir desse momento, a barriga começa a crescer e alguns posicionamentos começam a ser evitados, como o decúbito ventral e o decúbito dorsal que não devem ser utilizados por um tempo prolongado, para que não ocorra a compressão da veia cava.

 

Mas, mesmo assim, conseguimos trabalhar bastante os fortalecimentos e alongamentos de membros inferiores e superiores, evitando sempre a amplitude máxima da articulação, devido ao efeito da relaxina, além da mobilidade de coluna e de pelve, estabilização de tronco e de cintura escapular. 

 

Devemos, também, dar bastante ênfase na ativação de assoalho pélvico e também transverso do abdome, já que a musculatura do reto abdominal perdeu bastante função devido ao seu estiramento. E também aproveitar os diversos posicionamentos (sentada, ajoelhada, seis apoios, em pé), tendo sempre muito cuidado nas transições.

 

Com os devidos cuidados, esse é o trimestre que conseguimos aproveitar bastante o repertório de exercícios, sempre de uma maneira confortável e prazerosa para a futura mamãe.

 

Patricia de Andrade | Instrutora Espaço Vida Pilates e Pilates Avançado, Curso Pilates Aplicado à Gestante

DATA: 13 DE Julho DE 2015 / CATEGORIA:

VOLTAR

© 2015-2016 pilatesavancado.com.br. Todos os direitos reservados.

Powered by Eduardo Bibiano.