Blog

13Mai

A Importância do conhecimento em biomecânica dentro do Studio

A Importância do conhecimento em biomecânica dentro do Studio



Nosso corpo é uma máquina perfeita e cada músculo tem um papel chave pra desempenhar. Essa função é feita quando os segmentos ósseos estão de acordo com o alinhamento ideal. Caso isso não aconteça é provável que alguns músculos trabalhem a mais em detrimento de outros. São nesses casos que a chance de lesão é maior. Ou podemos ainda pensar que estamos trabalhando uma coisa quando na verdade estamos trabalhando outra.  

 

Exemplos: vamos supor que uma pessoa apresente glúteo médio fraco. Esse é um dos principais estabilizadores da pelve durante a marcha, ou seja, quando andamos ele é responsável por manter nossa pelve estável. A função desse músculo é a abdução (abrir a perna). Partindo desse princípio, coloca-se a pessoa em decúbito lateral (deitada de lado) e pedimos para que ela abra a perna. Se esse exercício for feito sem nenhuma preocupação com o alinhamento, é bem provável que a pessoa compense a fraqueza de glúteo utilizando musculatura de tronco. 

 

Outra situação muito comumente observada é o exercício de agachamento realizado na bola. 

 

Quando agachamos, seja no exercício do Pilates, na academia, ou para sentar em algum lugar, o ideal é que haja um equilíbrio entre as forças que atuam no joelho e no quadril. Ao agacharmos com o tronco mais ereto, aumentamos a sobrecarga para o joelho - isso é de especial importância para quem tem patologia ou dor no joelho, enquanto diminuímos a demanda para o quadril (Christopher M. Powers, 2010). Se inclinamos o tronco para frente, a demanda passa a ser menor no joelho, enquanto quadril e tronco participam melhor da tarefa. Dessa forma a pelve também fica melhor alinhada, e a carga se distribui em uma pelve melhor posicionada. 

 

Thaís Lima (Crefito 3: 110616-F) | espacounosaude@gmail.com

DATA: 13 DE Maio DE 2015 / CATEGORIA: Artigo

VOLTAR

© 2015-2016 pilatesavancado.com.br. Todos os direitos reservados.

Powered by Eduardo Bibiano.