Blog

15Abr

Treinamento Funcional no estúdio de Pilates

Treinamento Funcional no estúdio de Pilates



Sobre o Pilates, todos nós sabemos os seus benefícios, como equilíbrio muscular, melhora de postura e respiração, aumento da força muscular (principalmente dos músculos estabilizadores), ganho de flexibilidade, entre outros. E o que o Treinamento Funcional poderia acrescentar ao seu estúdio? 

 

Dentre muitos benefícios, vou citar um em especial, que poderá agregar, e muito, na satisfação dos seus clientes se aplicado de maneira correta: a perda de gordura. Essa perda vêm como consequência da resposta cardiovascular e de efeitos metabólicos de uma sequência de sessões de treinamento com esse objetivo. 

 

Segundo um estudo feito pelo departamento de medicina e fisiologia do exercício da Universidade de Pepperdine (EUA), foram analisados os efeitos metabólicos de uma sessão de Treinamento Funcional. Analisaram o volume de oxigênio (VO2) inspirado e o volume de dióxido de carbono (VCO2) expirado de alguns atletas, afim de saberem como os mesmos estariam utilizando esse combustível. Analisaram também os três sistemas metabólicos: ATP de energia imediata, glicose anaeróbica e sistema de oxigênio (O2). 

 

Verificaram que durante um treino de alta intensidade, ou seja, frequência cardíaca máxima ou submáxima, a principal fonte de energia foi o carboidrato ou glicogênio armazenado. Mas o mais interessante foi a resposta pós-treino. Os pesquisadores verificaram que na fase pós-treino, ou período de recuperação, houve uma troca, e a principal fonte de energia passou a ser proveniente do metabolismo de gordura. Ou seja, depois de um treino de alta intensidade, seu metabolismo fica acelerado por horas queimando gordura na mesma proporção. Comprovando ser a sessão de treinamento mais eficiente para queima de gordura, e não aquele treino aonde se baseia a frequência na zona de queima de gordura (de baixa intensidade), o qual mantém seu metabolismo acelerado por no máximo 20 minutos pós-treino.

 

Eduardo Andrade | Instrutor Espaço Vida Pilates

DATA: 15 DE Abril DE 2015 / CATEGORIA: Artigo

VOLTAR

© 2015-2016 pilatesavancado.com.br. Todos os direitos reservados.

Powered by Eduardo Bibiano.