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18Mar

Entendendo o Power House

Entendendo o Power House



Quem já praticou Pilates com certeza já ouviu a famosa frase: “Puxe o umbigo para baixo”. Essa atitude faz com que a musculatura do Power House (também conhecido como core) seja ativada. O Power House compreende músculos da parede abdominal, glúteos, períneo e músculos das costas (multífidos), que quando bem ativados tem a função principal de estabilizar a coluna e a pelve. Dessa forma, a coluna fica protegida para a realização dos exercícios que envolvem pernas e braços.

 

Pelo fato da coluna ser um eixo que liga as cinturas pélvica e escapular, a contração do Power House colabora ainda com a estabilidade do tronco, melhorando dessa forma a postura como um todo.

Porém, o que na teoria parece simples, na prática, deve-se atentar a alguns detalhes: contrair o Power House de forma correta depende, acima de tudo, de uma boa consciência corporal.

 

Se a contração desses músculos é equilibrada a pelve vai se manter na posição neutra, assim como a coluna, que deve ter uma leve lordose. Outro fato importante é que durante a contração desse grupo muscular, um dos músculos que devemos ter certeza de que está ativo é o Transverso do Abdome. Ele é o músculo mais profundo da parede abdominal e se insere diretamente na coluna vertebral. Devido a isso tem a função principal de estabilização da coluna lombar. É muito comum observar uma contração da musculatura mais externa da parede abdominal (Oblíquo Externo e Reto do Abdome), porém uma ativação deficitária do Transverso do Abdome. Isso pode ser uma das causas de dor na coluna lombar ou incontinência urinária (e atenção a isso, pois mesmo que sejam apenas algumas gotinhas de urina que “escapam” quando você da risada ou pega um peso, já é considerado incontinência!).

 

Portanto, certifique-se de que está fazendo a contração desses músculos corretamente. E para aqueles que sentem dor na coluna, aí está uma ótima forma de condicionar os músculos protetores da coluna vertebral.

 

Thaís Lima (Crefito 3: 110616-F) | Instrutora na Espaço Vida Pilates.

DATA: 18 DE Março DE 2015 / CATEGORIA: Artigo

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