Blog

04Mar

Pilates x Recuperação esporte de alto rendimento

Pilates x Recuperação esporte de alto rendimento



Toda e qualquer conduta e programa de reabilitação deve ser orientado a partir de uma avaliação minuciosa, buscando o maior número de informações do indivíduo. É preciso compreender quais as demandas e capacidades do atleta e se elas estão de acordo uma com a outra. Esporte de alto rendimento infelizmente não é sinônimo de saúde, muito pelo contrário. As lesões são frequentes, muito embora o profissional fisioterapeuta possa e deva criar intervenções para diminuir os riscos das mesmas. Outro fator importante no processo de reabilitação de atletas profissionais é o tempo. É fundamental reduzir o tempo de inatividade desses indivíduos, pois muitos fatores estão envolvidos ao seu retorno à competição. 

 

A aplicabilidade do Pilates na recuperação de lesões esportivas em atletas de alto rendimento deve seguir o raciocínio clínico de acordo com a fisiopatologia, com a demanda da atividade esportiva imposta ao atleta, a especificidade de treinamento e proporcionando uma reabilitação funcional e dinâmica. Muitos atletas de renome não abrem mão do Pilates no seu dia a dia. Seja na preparação, prevenção ou reabilitação. Grandes clubes e agremiações esportivas no mundo todo já possuem estruturas com estúdios de Pilates juntamente a profissionais capacitados no método. Para um atleta profissional, o mínimo detalhe em sua preparação ou condição física faz a diferença, e o Pilates torna-se cada vez mais importante nesses processos, sendo um aliado importante no retorno aos campos, quadras, piscinas e pistas. 

 

Anderson Dorneles | Fisioterapeuta (Crefito 5-103,322/F); Especialista em Fisisoterapia Espotiva (SONAFE); Pó-graduado em Ciências do Esporte e da Saúde; Presidente da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (RS); Representante volunário SONAFE; Formação Completa no Método Pilates; Instrutor na Espaço Vida Pilates.

DATA: 04 DE Março DE 2015 / CATEGORIA: Artigo

VOLTAR

© 2015-2016 pilatesavancado.com.br. Todos os direitos reservados.

Powered by Eduardo Bibiano.