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21Jan

Pilates na adolescência

Pilates na adolescência



A adolescência é uma fase marcada por inúmeras transformações corporais e emocionais. O método Pilates é um grande aliado nesse processo de transformação para enfrentar as mudanças com saúde e qualidade de vida. 

 

Poderia citar inúmeros benefícios do Pilates na adolescência, mas enfatizo os benefícios para a postura, a respiração, a flexibilidade e a aquisição de consciência corporal. O crescimento nessa fase é acompanhado de uma explosão de hormônios, com desalinhamento e sobrecarga da coluna vertebral, com uma estrutura muscular e óssea que não estão necessariamente preparadas para acompanhar estas mudanças. Assim surgem as alterações posturais, dores musculares e um aspecto desarmônicos para executar movimentos e, junto com elas, posturas antálgicas ou posturas de proteção além de ser uma fase de aceitação para grupos etários específicos, gerando preocupação para os pais e motivos de Bullying dos colegas.

 

Sendo assim, o Pilates possibilita um exercício controlado, com risco mínimo de lesões e benefícios cientificamente comprovados de melhora na postura corporal, fortalecimento da musculatura corporal global protegendo a coluna vertebral. Garantindo uma atividade física segura, tranquilizando os pais que confiam seus filhos à profissionais capacitados para trabalhar o corpo com movimentos precisos, controlados e individualizados de acordo com suas capacidades e necessidades.

 

Os princípios da concentração e da respiração utilizados nos exercícios de Pilates também são fundamentais nesta fase. A concentração traz disciplina para o corpo e para a mente colaborando com outras atividades que necessitam de concentração na sua rotina. A respiração também é um benefício adquirido pela prática do método, sabendo que não usamos toda a capacidade pulmonar que dispomos e ainda respiramos erroneamente. 

 

Além disso, as posturas errôneas que os adolescentes adotam ao longo dia enfraquecem a musculatura da “Power House”, efeitos maximizados por hábitos sedentários. Assim os exercícios de Pilates quando executados respeitando os princípios possibilitam a aquisição de consciência corporal, aprendendo a respeitar os limites impostos pela idade, além de ganhar flexibilidade mantendo o corpo jovem, ágil, flexível, mantendo o equilíbrio muscular adequado para manter a postura corporal correta. 

 

Outro importante fator é que hábitos saudáveis se consolidam a partir do exemplo, o método Pilates é uma prática que pode ser realizada entre pais e filhos, amigos e principalmente é uma atividade realizada por inúmeras celebridades que são comumente “ícones” dos jovens e que norteiam hábitos e estilo de vida.  

 

J. Stivanin

DATA: 21 DE Janeiro DE 2015 / CATEGORIA: Artigo

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