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14Jan

5 benefícios dos exercícios funcionais para corredores

5 benefícios dos exercícios funcionais para corredores



Nos últimos anos têm crescido o número de praticantes de corrida de rua e, consequentemente, aumentando a incidência de lesões. É comum relatos de dor lombar, tendinopatias, fasceíte plantar, entorse do tornozelo, lesão meniscal, distensão muscular, fratura por estresse entre outros. A boa corrida é caracterizada pela estabilidade dinâmica do tronco, com a adequada coordenação dos membros superiores e inferiores.

 

Os exercícios funcionais são excelentes estratégias para melhorar o desequilíbrio muscular, a postura e dores articulares, principalmente na região lombar, além de aumentar a capacidade respiratória e fortalecer os músculos do core. O fortalecimento muscular promove a diminuição da sobrecarga articular de quadris, joelhos e tornozelos, melhorando a performance do corredor. 

 

Os exercícios funcionais simulam o gesto esportivo, recrutando os músculos específicos da corrida, através do posicionamento adequado do tronco. São realizados movimentos rotacionais do tronco, movimentos combinados de braços e pernas e treino de potência, todos com a ativação do core, essencial para o desempenho do corredor.

Confira uma lista com 5 benefícios dos exercícios funcionais:
- Ativação do core com diminuição da dor lombar e da sobrecarga nos membros inferiores;
- Aumento da performance através do reequilíbrio muscular;
- Melhora da consciência corporal e da postura;
- Melhora do equilíbrio, da potência e da flexibilidade muscular;
- Diminuição da incidência de lesões.

Não perca tempo! Aproveite para conhecer os exercícios funcionais e dar um up na sua corrida! 

 

 

Érika Barroso Batista | Fisioterapeuta (Crefito: 167261-F); Mestranda em Ciências da Reabilitação; especialista em Fisioterapia traumato ortopédica; Instrutora de Pilates do estúdio Pilates 4U; e Professora do curso de formação completa da Espaço Vida Pilates.

DATA: 14 DE Janeiro DE 2015 / CATEGORIA: Artigo

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